Sala sísmica do Museu Interativo Mirador, em Santiago, no Chile.
Neste post estarei comentando sobre um simulador incrível que pude presenciar enquanto eu estava viajando pelo Chile. Me refiro a uma sala sísmica que existe dentro do Museu Interativo Mirador, em Santiago, cujos visitantes são submetidos a um terremoto de magnitude 8.0 na escala Richter, dentro de um quarto com uma televisão (mostrando uma animação do tremor em Santiago) e algumas caixas de som, usadas para simular o tremor tanto visualmente como por sons de prédios tremendo, sirenes tocando, estruturas desmoronando, etc. Além disso, conta também com guias explicando tudo o que acontece em um terremoto dessa magnitude. OBS.: os visitantes tinham que ficar o tempo todo sentados para não caírem, o tremor é realmente muito forte.
Achei muito interessante escolher este simulador para usá-lo na G1 porque nele eu pude perceber que 3 dos 5 sentidos são necessários para se ter uma experiência como a que eu tive ali: visão, tato e audição. Esta sala foi feita não apenas para diversão dos visitantes, como também para mostrar um pouco como que o Chile já passou por terremotos muito intensos, igual ao que ocorreu em 2010 cuja magnitude chegou a 8.8, já que é um dos países com maior atividade vulcânica e tectônica do mundo, dentro da região chamada Anel de Fogo do Pacífico.
Por fim, vou deixar aqui embaixo um link de um vídeo de alguém que também esteve lá e registrou o simulador (todos ali falam em espanhol, obviamente).
Commentaires